top of page

Por que a entrevista durou só 5 minutos?



Quando o selecionador entrevista o candidato em apenas 5 minutos

Para o candidato, é sempre importante avaliar o contexto antes de tirar alguma conclusão.

Eu consideraria "aceitável" se o selecionador tem muitas vagas em aberto e muitos candidatos (comum em vagas operacionais) - Nesses casos é comum que a entrevista seja rápida.


Se não for um recrutamento de massa (muitos candidatos), uma entrevista rápida pode significar que algum candidato já foi selecionado por se destacar muito.

Pode significar também que exista uma "carta marcada" (indicação de alguém importante da empresa) e o processo seletivo é só uma mera formalidade.


Mas também pode significar:

- Despreparo do selecionador, que não sabe conduzir uma boa e respeitosa entrevista.

- Algum tipo de preconceito (ou do próprio selecionador ou de seu gestor).

- Cansaço e stress por parte do selecionador devido suas demandas diárias.


Importantíssimo lembrar:

Por mais que a rotina nos "engula", não podemos esquecer que estamos lidando com pessoas. Aquele candidato muitas vezes é visto como "só mais um candidato" - um erro humano, mas um ERRO.


Para o candidato, aquela é A ENTREVISTA. Ele pode não ter dormido à noite de tanta ansiedade por este momento. Ele pode ter escolhido a melhor roupa. Ele pode ter contado para toda a família sobre este momento tão importante.


Muitos profissionais de RH são "jogados" na área de seleção sem ter qualquer treinamento. É fato que muitas coisas aprendemos no dia a dia. Porém, só iremos nos destacar se estivermos bem preparados. Afinal, se o candidato aprovado for brevemente desligado, ninguém vai pensar duas vezes antes de colocar a culpa no RH.


Entrevistas requerem um cuidado especial da parte de quem conduz. Não é uma conversa qualquer. É uma troca. O profissional de RH tem que tomar cuidado para não deixar de ter EMPATIA.


Se você conduz processos seletivos, minha dica é que em dias de seleção, dedique-se apenas para essa atividade (se possível). Ou então coloque poucos candidatos por dia - eu sugiro cerca de 4, no máximo.


Em 5 minutos, ninguém conhece o perfil de ninguém. Um candidato que tenha essa consciência perceberá isso e sairá com a impressão de desrespeito.

Nunca devemos esquecer que o selecionador representa a imagem da empresa. A primeira impressão precisa ser positiva!


Isabela Cavalheiro - Fundadora do Grupo Trhoca

Psicóloga, orientadora profissional e especialista em Recrutamento e Seleção

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page