top of page

O segredo de quem sabe se vender




Eu odiava vender. Tinha pra mim que o vendedor é aquele cara chato que fica te enchendo o saco para comprar algo que você não quer ou não precisa. Mas meu primeiro emprego foi de vendedora de shopping. Eu gostei do trabalho, mas não de vender.


Uma vez entrou na loja uma moça acompanhada com o noivo. Eles iam casar e ela queria comprar uma saia, que na época custava uns 70 reais (há 18 anos atrás). A loja que eu trabalhava era para as mocinhas endinheiradas, mas no primeiro piso do shopping (Eldorado) tinha uma loja mais popular e que tinha roupas muitas vezes iguais às da loja que eu trabalhava. Pois bem, a moça olhava angustiada para a saia e para o noivo. Ela experimentou, vimos de fazer os ajustes no corpo dela...mas ela não tinha grana para pagar. E então, muito sem graça, ela agradeceu e foi embora muito chateada. E então, saí à francesa da loja e fui atrás do casal. Indiquei a loja do primeiro piso e ela nem acreditou que eu estava fazendo aquilo. Disse para ela que a mesma saia que ela gostou tinha na outra loja mais barata. Ela me agradeceu muito, ainda com os olhos lacrimejando e os dois foram embora.


Eu nunca esqueci isso. Mas por dois motivos: naquela hora, achei que estava fazendo o certo. Mas estava errado. Mas eu não gostava de vender. Não me importava se vendia muito ou pouco, se ia ganhar comissão ou não. No entanto, a estudante de psicologia aqui que vos escreve só queria nessa vida ajudar as pessoas a serem mais felizes e o meu coração ficou aliviado por ter feito isso.


E então, muitos anos depois, quando me vi desempregada, comecei a perceber que eu tinha que me vender profissionalmente para alguém desejar me contratar. E então comecei a ir atrás de informações sobre vendas. Um dos ensinamentos que eu nunca mais esqueci e que depois de compreendê-lo me fez apaixonar por vendas foi:


"SE VOCÊ ACREDITA QUE O SEUS SERVIÇOS VÃO AJUDAR A MUDAR A VIDA DE ALGUÉM, VOCÊ SERÁ O MELHOR VENDEDOR DO MUNDO!"


Isso vale para todo mundo. Se você se acha um (a) bom (boa) profissional, competente, preparado (a), você vai passar uma imagem positiva durante as entrevistas.

Por isso é essencial estar bem consigo mesmo (a) e seguro (a) que o mercado de trabalho PRECISA DE UM (A) PROFISSIONAL COMO VOCÊ (o que não significa ser arrogante, mas sim, autoconfiante).


Para finalizar, todos nós somos vendedores e temos que acreditar no nosso produto. Só assim seremos os melhores.


Isabela Cavalheiro

Diretora e fundadora do Grupo Trhoca - www.grupotrhoca.com

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page