top of page

E quando o retorno não vem? Confira 8 dicas.



Uma das maiores dificuldades que um profissional encontra quando está desempregado é não saber se tem chances de ser aprovado nos processos seletivos que participou. Este é o momento que ele sente que precisa saber se está falhando em algo ou simplesmente quer saber a resposta para "virar a página do livro".


Mas não adianta reclamar ou se lamentar pelas redes sociais. É possível encarar essa dificuldade com um olhar diferente. Vamos às dicas:


1. Não busque culpados e nem se deixe levar pela raiva

A maior parte dos RHs não dão retorno por pura falta de planejamento de seus processos seletivos. É um erro? Claro que sim. Muitas vezes o RH tem uma estrutura enxuta e é responsável por diversas atividades, que não só a seleção. Pensar assim talvez diminua a sensação de desrespeito. Não faz bem para ninguém sentir raiva sem compreender o outro lado.


2. Não espere um retorno. Vá você mesmo atrás dele.

O que fazer? Ao participar da entrevista, consiga algum contato do entrevistador (email ou telefone). Entre você mesmo em contato com ele após, mais ou menos, 2 semanas da seleção.


3. Se for uma dinâmica de grupo, estabeleça relacionamentos com os seus concorrentes.

Além de ser muito positivo para networking, vocês ainda poderão trocar impressões sobre a seleção e quem sabe sobre o desempenho dos participantes (já que é muito natural que a gente se compare com os outros). Assim você poderá ter uma ideia de como se desempenhou e quem se destacou aos olhos dos seus novos colegas. Você também poderá perguntar para eles se receberam algum retorno do processo posteriormente.


4. Se você acha que o problema é o seu currículo, pois nem para entrevista é chamado, procure ajuda.

Não existe uma receita de bolo para currículo. Porém, se ele não for de fácil leitura, se não tiver as palavras-chave que geralmente são buscadas pelos recrutadores, talvez você não tenha resultados nem ao menos para ser convocado para uma entrevista.

Existem muitos profissionais que oferecem essa ajuda, inclusive gratuitamente. Porém, tome cuidado e verifique as referências antes de contratar, bem como a experiência que ele possui neste tipo de atividade.


5. O silêncio da empresa quer dizer muita coisa. Não necessariamente a culpa é sua e nem do RH.

Nem sempre o fato da empresa não ter dado retorno significa que você não foi aprovado. Pode ser que a vaga tenha sido congelada ou suspensa. Pode ser também que tenha sido cancelada.

Se você não consegue um retorno da empresa de nenhuma forma, pense nisso. Não fique buscando culpados e muito menos se culpando por isso.

Tenha em mente que a empresa já te conheceu e se quiser, saberá como te encontrar. Vida que segue. Talvez não era para ser. Isso não quer dizer que você não seja bom profissional.


6. Faça uma busca nas redes sociais para saber sobre a vaga que está concorrendo ou sobre a empresa.

Não é tão simples, mas sei de casos que a pessoa descobriu que a vaga foi preenchida com outro candidato através de uma postagem no Facebook. É interessante seguir a empresa no Linkedin ou o seu entrevistador. Nem todos gostam de “pedidos de amizade”, mas você pode segui-los.


7. Avalie-se sempre após um processo seletivo. Talvez você já saiba a resposta antes da empresa fornecer.

Você pode, assim que chegar em casa, relembrar todo o processo e anotar o que acha que falou de positivo e o que foi negativo. O ato de escrever nos faz aprofundar a reflexão sobre nós mesmos. Podemos fazer diferente em uma próxima oportunidade. Se sentir vítima ou jogar a culpa no RH não te ajudará em nada. Importantíssimo tirar aprendizado de tudo o que acontece na sua vida.

8. Na maior parte das vezes, passou de 1 mês sem retorno, é porque não deu certo.

Não é regra. Mas é fato. Vamos para a próxima oportunidade, que poderá ser muito melhor!

Isabela Cavalheiro

Diretora do Grupo Trhoca

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page